Natureza em casa

Plantas para apartamento pequeno e sem sol

10.avenca

Morar em um apartamento pequeno e sem luz solar direta não significa que você precisa abrir mão do prazer de cultivar plantas. Com a escolha de espécies adequadas e um pouco de criatividade, você pode transformar seu apartamento em um oásis verde e aconchegante.

Neste post você vai conhecer estratégias de como otimizar seu espaço e 10 plantas adequadas para cultivo em apartamento pequeno e sem sol.

Otimização do espaço

Em apartamentos pequenos o espaço no piso pode ser limitado. Por isso, uma boa estratégia é aproveitar ao máximo o espaço vertical disponível e também aqueles cantos que ficam vazios.

Experimente cultivar plantas em suportes suspensos, estantes e prateleiras, ou fazer bonitas composições nos cantinhos sem vida, criando texturas e volumes interessantes para a decoração do seu apartamento. 

Suportes 

Existem diversas opções de suportes, podendo ser de macramê, fibras naturais ou madeira, e podem ser pendurados no teto ou na parede. Esses suportes são perfeitos para plantas pendentes, como o Clorofito (Chlorophytum comosum) e a Samambaia americana (Nephrolepis exaltata)

Estantes

Aposte em estantes para decorar seu apartamento, combinando plantas e objetos pessoais.

Nos níveis mais baixos da estante, você pode cultivar plantas de menor porte, como a Avenca (Adiantum raddianum) ou Xanadu (Philodendron xanadu), criando pontos focais na decoração. Nos níveis mais altos, cultive plantas pendentes como o Cipó uva (Cissus rhombifolia), para seus ramos crescerem livremente e complementarem a estética do ambiente. 

Prateleiras

Prateleiras são uma solução prática e econômica para adicionar um toque de verde em apartamentos pequenos. Elas permitem que você crie uma linda composição de vasos, sendo ideais para plantas de pequeno porte, como o Lírio da paz (Spathiphyllum wallisii) e também plantas pendentes, como o Véu de noiva (Gibasis pellucida), criando o efeito de cortina verde no ambiente. 

Cantinhos perdidos

Como o espaço de piso é limitado em apartamentos pequenos, experimente decorar aqueles cantinhos que ficam subutilizados e sem graça por aí. Crie composições que combinam plantas e vasos de diferentes alturas, cores e texturas, criando um efeito visual muito bonito e que pode transformar por completo o ambiente. 

Cuidados essenciais para manter suas plantas saudáveis e bonitas

Luminosidade

Fornecer a luminosidade adequada é muito importante para as plantas prosperarem em ambientes fechados. As plantas indicadas abaixo preferem ser cultivadas em ambientes sem sol batendo direto em suas folhas, pois pode queimá-las.

Umidade e drenagem adequadas

Plantas cultivadas em ambientes internos e sem sol podem necessitar de menos água do que quando cultivadas expostas à luz solar. O mais indicado é regar com cautela e observar os sinais das plantas, como por exemplo as folhas ficarem moles e amareladas, que é um sinal comum de excesso de água. 

Outro ponto importante é plantar em vasos com furo, permitindo a drenagem do excesso de água. A umidade excessiva pode levar ao apodrecimento das raízes, prejudicando o desenvolvimento saudável das plantas. 

Limpeza das folhas

A poeira acumulada nas folhas pode diminuir a capacidade da planta de realizar as trocas gasosas necessárias para sua sobrevivência. Por isso, regularmente é indicada a limpeza das folhas com um pano úmido com água. Se for uma planta com folhas pequenas e delicadas, prefira borrifar água para realizar essa limpeza. 

Adubação

As plantas necessitam de nutrientes para se manter saudáveis e quando cultivadas em vasos, elas têm acesso a esses nutrientes por meio da adubação. 

Adube de 3 em 3 meses suas plantas (exceto no inverno) e prefira adubos orgânicos, como húmus de minhoca, que são de liberação lenta e fornecem nutrientes balanceados.

Controle de pragas e manutenção

Observe com frequência a presença de pragas como cochonilhas e pulgões. Se perceber algum problema, trate de imediato com algum inseticida natural para não prejudicar o desenvolvimento da planta. Além disso, remova folhas e ramos secos ou danificados regularmente, para manter a beleza e saúde da planta.

❀  Para aprender como eliminar cochonilhas com óleo de Neem, clique no vídeo.

10 plantas para apartamento pequeno e sem sol

A seguir você vai conhecer 10 opções de plantas que podem ser cultivadas em apartamentos pequenos e com limitação de luz solar.

1. Clorofito (Chlorophytum comosum)

O Clorofito é uma planta de meia-sombra, ou seja, gosta de ser cultivada em ambientes com bastante iluminação natural.

É uma boa opção de planta para vasos suspensos, pois apesar de sua aparência compacta inicial, ao longo do tempo vão surgindo mudas e elas vão criando ramos pendentes com novas plantas. 

Além disso, é uma planta resistente a pragas e doenças, o que é uma vantagem adicional para quem está iniciando agora no cultivo de plantas.

1.clorofito
Reprodução imagem: Pinterest

2. Cipó-uva (Cissus rhombifolia)

Se você está em busca de uma planta pendente e volumosa, o Cipó uva é uma ótima escolha. Ela apresenta crescimento relativamente rápido e seus ramos crescem livremente, criando um lindo efeito de cascata verde no ambiente. 

É uma planta que tolera tempos curtos de falta de água, também sendo uma ótima opção para quem viaja com frequência ou tem pouco tempo para cuidar de plantas.

2.cipó uva
Reprodução imagem: Pinterest

3. Jibóia (Epipremnum aureum)

A planta Jibóia é uma das mais versáteis para cultivo em apartamento. Para aproveitar o espaço vertical, ela pode ser cultivada como pendente em suportes, estantes ou prateleiras, e guiar seus ramos para os locais que sua criatividade permitir, transformando seu apartamento em uma pequena floresta. 

Ela também pode ser plantada em vaso com tutor. Dessa forma ela pode apresentar folhas maiores e uma aparência mais robusta, ideal para fazer composição com outras plantas no piso.

3.jibóia
Reprodução imagem: Pinterest

4. Lírio da paz (Spathiphyllum wallisii)

Você quer cultivar plantas que florescem sem sol? O Lírio da paz te proporciona esse prazer. Planta de pequeno porte, é muito tolerante à baixa luminosidade, podendo ser cultivada em ambientes com muita ou pouca luz natural. Apenas tenha em mente que em ambientes com pouca luminosidade, a planta pode não florescer com vigor.

Ótima opção de planta para ser utilizada isolada ou para fazer composição com outras plantas. Para apreciar toda a beleza de suas flores, posicione-a em locais abaixo ou na altura do olhar. 

4.lírio da paz
Reprodução imagem: Pinterest

5. Samambaia americana (Nephrolepis exaltata)

Um clássico do universo das plantas, a Samambaia americana é uma ótima planta para ser cultivada em vasos suspensos, criando uma cortina verde na decoração do seu apartamento.

Ela pode ser cultivada tanto em ambientes bem iluminados quanto em ambientes com pouca luz, só não tolerando sol batendo direto em suas delicadas folhas. 

É uma planta que gosta de regas mais frequentes para manter a umidade alta, portanto não é indicada para quem precisa se ausentar de casa por longos períodos.

5.samambaia
Reprodução imagem: Pinterest

6. Singônio (Syngonium podophyllum)

O Singônio é uma planta rústica e resistente que pode ser utilizada como pendente ou trepadeira, dando um toque tropical na decoração do seu apartamento.

Se preferir cultivá-la como pendente, posicione seu vaso em estantes, suportes ou prateleiras para que seus ramos cresçam para baixo. Como trepadeira, forneça um tutor para a planta se fixar e crescer com vigor para cima. 

Ela é tolerante à pouca luz natural, podendo ser cultivada naqueles cantinhos mais escuros. 

6.singônio
Reprodução imagem: Pinterest

7. Véu-de-noiva (Gibasis pellucida)

O nome popular dessa planta se deve às suas pequeninas flores brancas que surgem o ano todo. Suas folhas possuem a face superior verde e a face inferior arroxeada, o que faz desta planta uma ótima opção para trazer um pouco de cor para seu apartamento.

A Gibasis pellucida gosta de ambientes bem iluminados, mas sem sol batendo direto. Experimente cultivá-la em vasos suspensos para possibilitar o livre crescimento dos seus ramos, proporcionando volume e textura para o ambiente.

7.véu de noiva
Reprodução imagem: Pinterest

8. Zamioculca (Zamioculcas zamiifolia)

A Zamioculca é muito resistente e tem capacidade de armazenar água, sendo uma ótima opção para quem é iniciante na jardinagem ou viaja muito. 

É uma planta que se adapta a ambientes com pouca ou muita luz natural. Sua forma ereta e compacta faz dela uma boa escolha para pequenos apartamentos, e pode ser colocada em mesas, prateleiras ou cantos, sem ocupar muito espaço. Experimente combinar a Zamioculca com outras plantas de cores e texturas variadas, criando um espaço verde variado e visualmente atraente.

8.zamioculca
Reprodução imagem: Pinterest

9. Xanadu (Philodendron xanadu)

O Philodendron xanadu é uma planta de crescimento compacto em comparação com outros filodendros, o que o torna ideal para apartamentos pequenos. Sua folhagem densa pode preencher espaços vazios de maneira exuberante e pode ser colocado em cantos, mesas ou prateleiras sem ocupar muito espaço.

Prefere ser cultivado em ambientes com luz natural indireta, mas também pode tolerar baixa luminosidade. 

9.xanadu
Reprodução imagem: Pinterest

10. Avenca (Adiantum raddianum)

Planta delicada e de pequeno porte, a Avenca é uma ótima opção para ser posicionada em mesas e estantes sendo um ponto focal na decoração. 

Pode ser cultivada em ambientes com condições de luz indireta brilhante ou de pouca luz. Outro ponto importante é cultivá-la em ambiente protegido de correntes de ar, para não prejudicar suas delicadas e finas folhas. 

É uma planta que gosta de bastante umidade, necessitando regas mais frequentes, não sendo indicada para quem tem pouco tempo para cuidar de plantas ou viaja muito.

10.avenca
Reprodução imagem: Pinterest

Explore as possibilidades no vasto universo das plantas e descubra como elas podem melhorar a estética do seu apartamento. Com um pouco de conhecimento e criatividade, seu pequeno espaço pode se tornar um verdadeiro paraíso verde!

E se você gostou dessas dicas, sinta-se à vontade para compartilhar este post para incentivar mais pessoas a cultivar plantas dentro de apartamentos pequenos.

LIVRO DIGITAL - NATUREZA EM CASA

Você cultiva plantas em vasos mas já se perguntou por que suas plantas não crescem e não ficam bonitas? 

Se sim, clique no link abaixo e conheça o guia prático que será seu manual de consulta com imagens, dicas práticas e orientações passo a passo para garantir o crescimento saudável de suas plantas!

Cada planta é única e apresenta necessidades específicas. E neste livro acessível e direto ao ponto, você vai aprender as necessidades e fundamentos básicos das plantas.

Você gostou deste post? Então compartilhe para ajudar mais pessoas a cultivarem plantas.