A palmeira Areca bambu (Dypsis lutescens) é versátil, fácil de cuidar e adiciona um toque tropical ao ambiente, tornando-a cada vez mais popular no cultivo em vasos dentro de casa.
A Areca bambu é originária de Madagascar, e se desenvolve melhor em condições de umidade moderada e bastante luz filtrada.
1 – Escolha do vaso
Com uma folhagem densa e em tom verde-claro, a palmeira Areca bambu pode alcançar até 2 metros de altura quando cultivada em vaso.
Suas raízes são fasciculadas, ou seja, são várias raízes que se desenvolvem como uma “cabeleira”, se espalhando de forma superficial no substrato. Por isso, prefira um vaso com a boca mais larga para acomodar as raízes dessa palmeira e promover seu crescimento saudável.
2- Luminosidade e ventilação
A Areca bambu é uma planta com alta capacidade de adaptação à luz. Ela prefere ser cultivada em ambientes com bastante luz filtrada, mas também se adapta a ambientes com pouca iluminação natural e com sol batendo direto.
O ideal é posicionar o vaso próximo a janela ou porta onde a palmeira Areca possa receber luz filtrada. Se for cultivá-la em ambientes que batem sol direto, prefira a exposição solar na parte da manhã ou no final da tarde.
E proteja essa palmeira de correntes de ar frio (como ar condicionado) ou correntes de ar fortes e constantes, pois pode prejudicar suas folhas finas e sensíveis.
3 – Substrato
Para o bom desenvolvimento da Areca bambu em vaso, utilize um substrato rico em matéria orgânica – para auxiliar na retenção de umidade, e bem drenado, para evitar o acúmulo excessivo de água nas raízes.
Para o plantio você pode considerar os seguintes materiais para um bom substrato para essa planta:
❀ Para aprender como trocar planta de vaso, clique no vídeo.
4 – Rega
Uma frequência adequada de rega é fundamental para a saúde da palmeira Areca Bambu, já que ela gosta de umidade moderada.
Mantenha o substrato levemente úmido, mas sem encharcá-lo. Uma ótima dica é colocar seu dedo na superfície do substrato: se ele sair muito sujo, significa que o substrato ainda está úmido, então aguarde para regar. Se o dedo sair limpo, o substrato já secou e você pode regá-lo.
Outro ponto a ser observado é a umidade do ar do local onde você cultiva essa planta. Se o clima estiver muito seco, pulverize regularmente água em suas folhas para aumentar a umidade.
5 – Adubação
Para promover um crescimento saudável e manter sua folhagem exuberante, adube a Areca Bambu a cada 3 meses, evitando a adubação no período do inverno.
Utilize um adubo rico em matéria orgânica e balanceado com todos os nutrientes, para evitar deficiências e possíveis pragas e doenças na planta.
Considere adubar com o húmus de minhoca, um adubo orgânico que além de fornecer os nutrientes necessários para a palmeira, melhora a estrutura do substrato, é fácil de ser utilizado e é sustentável (ele é o resultado da transformação de resíduos orgânicos que costumam ser tratados como lixo).
6 – Poda e manutenção
A poda realizada na palmeira Areca é o que vai definir seu efeito estético.
Se você podar com frequência as folhas de baixo, isso causa a supressão dos caules secundários da planta. Com isso ela se configura como uma palmeira com caule principal e folhas penadas na sua parte superior, gerando um efeito vertical na decoração.
No entanto, se a palmeira não for podada dessa forma e forem retiradas apenas as folhas secas, ela terá um efeito mais natural e volumoso.
Para garantir que sua Areca bambu em vaso continue saudável e exuberante, é importante monitorar como ela responde às condições de cultivo fornecidas e fazer ajustes quando necessário.
Você cultiva plantas em vasos mas já se perguntou por que suas plantas não crescem e não ficam bonitas?
Se sim, clique no link abaixo e conheça o guia prático que será seu manual de consulta com imagens, dicas práticas e orientações passo a passo para garantir o crescimento saudável de suas plantas!
Cada planta é única e apresenta necessidades específicas. E neste livro acessível e direto ao ponto, você vai aprender as necessidades e fundamentos básicos das plantas.
Você gostou deste post? Compartilhe e ajude mais pessoas a cuidar da palmeira Areca bambu.