O Pacová (Philodendron martianum) é uma planta nativa do Brasil perfeita para trazer um clima tropical para dentro de casa. Suas grandes folhas verde-escuro e brilhantes criam um ambiente acolhedor e cheio de vida, virando o destaque na decoração.
Além de sua aparência exuberante, o Pacová é uma planta resistente e de baixa manutenção, o que a torna ideal para quem não tem muita experiência com jardinagem ou para aqueles que buscam uma opção de cuidados simples.
Nome científico: Philodendron martianum
Nomes populares: Pacová, babosa-de-pau, babosa-de-árvore
Família: Araceae
Origem: Brasil
Clima da região de origem: Tropical
Altura: 40 a 80cm de altura quando cultivada em vaso
Folhas: Folhas coriáceas, grandes, verde-escuro e brilhantes
Flores: Não possui flores, apenas inflorescências de cor branca
Iluminação: meia-sombra ou sombra
Rega: regular
Tóxica para pets: Sim, pode causar alergias e outros sintomas
Em seu habitat natural o Pacová pode trepar em árvores ou se espalhar pelo chão de florestas tropicais, e apresenta raízes aéreas que auxiliam na fixação e na absorção de umidade e nutrientes. Quando cultivada em vaso, é importante que você forneça condições adequadas para que ela se desenvolva bem.
Tamanho do vaso:
As raízes do Pacová são finas e ramificadas, portanto a escolha do tamanho do vaso vai depender do tamanho da muda que você vai plantar e do seu objetivo estético. Em espaços amplos, considere utilizar vasos grandes para o Pacová ser destaque na decoração e em espaços menores, utilize vasos menores ou vasos apoiados em suportes para liberar espaço no piso.
Mas é importante considerar que o crescimento dessa planta é vigoroso e ao longo do tempo sua folhagem será frondosa, necessitando de um vaso maior para acomodar suas raízes. E também, como no seu habitat natural ela se comporta como trepadeira, ela pode adquirir um tronco na sua base, o que faz com que ela necessite de um tutor para se fixar.
Tipo de vaso:
Considere um vaso com furo para possibilitar uma boa drenagem e evitar o acúmulo excessivo de água, pois o Pacová é uma planta que gosta de umidade, mas não em excesso.
Quanto ao material do vaso, escolha o que mais combine com o seu estilo e decoração. Mas para que você leve em consideração, a evaporação da água do substrato é maior em vasos de materiais porosos como barro. E isso pode influenciar na frequência de rega do seu Pacová.
Montagem do vaso:
O Pacová aprecia ser cultivado em substrato rico em matéria orgânica e com boa drenagem, e a montagem do vaso com as camadas adequadas vai ajudar sua planta a se desenvolver de forma saudável.
Para isso, coloque no fundo do vaso uma camada de drenagem com materiais porosos, como argila expandida ou brita, que auxiliam na drenagem da água.
Para o substrato, considere uma mistura de 2 partes de terra vegetal, 2 partes de composto orgânico (húmus de minhoca, por exemplo), 1 parte de fibra de coco e 1 parte de areia grossa lavada. Coloque uma quantidade suficiente para acomodar o torrão da planta e complete com mais substrato se for necessário.
Em cima do substrato, coloque materiais como pedrisco, seixo, argila expandida ou casca de pinus. Essa última camada auxilia a manter a umidade e evita a compactação do substrato.
❀ Para aprender como trocar planta de vaso, clique no vídeo.
Escolha do local para o vaso:
O Pacová é uma planta de médio porte nativa de florestas tropicais, e no seu habitat natural ela não recebe luz solar diretamente nas folhas, pois as árvores frondosas ao seu redor filtram os raios solares. Isso faz com que ela seja uma planta adaptável a ambientes internos com muita ou pouca luz natural, mas não gosta de ser cultivada em ambientes com exposição ao sol forte.
Levando isso em consideração, você pode colocar o Pacová em um canto iluminado e estratégico do ambiente, de forma isolada ou combinada com outras espécies de plantas de portes e cores diferentes, criando uma bela composição paisagística.
Cultivar plantas em vasos demanda cuidados diferentes em comparação ao cultivo direto no solo em ambientes externos. Isso porque os vasos oferecem um espaço limitado para a planta, o que significa que quando os nutrientes e água se esgotam, as plantas dependem de nós para receber esses recursos novamente para garantir seu bem-estar.
1 – Rega
O Pacová é uma planta que gosta de substrato úmido, mas sem ser encharcado, pois pode apodrecer suas raízes. Por conta disso, sua rega pode ser regular, esperando o substrato secar por completo para regar novamente.
Um truque para verificar a necessidade de rega é fazer o “teste do dedo”: enfie seu dedo uns 2 cm no substrato. Se ele sair muito sujo, demonstra que o substrato continua úmido e ainda não é hora de regar. Já se o seu dedo sair limpo, o substrato já está seco e é o momento adequado para a rega.
Em épocas secas, com a umidade do ar baixa, observe o comportamento da planta e aumente a frequência de rega se necessário.
2 – Adubação
O substrato do vaso é um ambiente limitado de nutrientes se comparado a uma floresta tropical, que tem uma grande quantidade de matéria orgânica decorrente da decomposição de vegetais e animais que encerraram seu ciclo de vida. Sem a reposição adequada de nutrientes essenciais como nitrogênio, fósforo e potássio, as plantas em vasos ficam mais vulneráveis a pragas e doenças, o que compromete seu crescimento saudável.
Considere adubar seu Pacová a cada 3 meses, evitando a adubação no inverno, pois a planta entra em período de dormência. E prefira adubos orgânicos, como húmus de minhoca ou chorume de composteira, pois além de ser balanceados em nutrientes e de liberação lenta, também melhoram a estrutura física do substrato, o que auxilia na retenção de umidade e no crescimento das raízes.
3 – Poda e manutenção
O Pacová é uma planta que não necessita de podas frequentes, apenas poda de limpeza retirar folhas amarelas e secas.
Suas folhas podem acumular poeira ao longo do tempo, especialmente se estiverem em locais com pouca circulação de ar. Para manter as folhas brilhantes e saudáveis, limpe-as com um pano macio e úmido com água, tomando cuidado para não danificar as folhas. Evite utilizar óleos ou receitas mirabolantes da internet para fazer essa limpeza, pois pode entupir estruturas presentes nas folhas que são as responsáveis pela fotossíntese.
Além disso, observe a presença de pragas, como cochonilhas e pulgões, ou doenças. Caso observe algum problema, trate prontamente com algum inseticida natural para não prejudicar a saúde da planta.
❀ Para aprender como eliminar cochonilhas com inseticida natural, clique no vídeo.
Plantas cultivadas em vasos demandam cuidados diferentes de plantas cultivadas em jardim, pois elas estão num ambiente limitado e diferente de seu habitat natural.
Clique no link abaixo e conheça o curso de jardinagem online, onde você terá acesso a conteúdo em vídeo em 40 aulas dinâmicas para aprender as principais técnicas e particularidades e se qualificar nesse tipo de cultivo de plantas.
O curso foi pensado tanto para amantes da natureza entusiasmados em aprender mais, quanto para profissionais da área que desejam expandir suas habilidades em jardinagem.
Você gostou das orientações e dicas de cultivo do Pacová em vaso? Fique à vontade para compartilhar este post e ajudar mais pessoas a manterem essa planta sempre bonita e saudável.