A Maranta-charuto, que tem o nome científico Calathea lutea, é uma planta exuberante e elegante que pertence à família Marantaceae, nativa das florestas tropicais da América Central e do Sul. É uma planta que tem ganhado popularidade no paisagismo de jardins internos e externos por sua linda folhagem e por adicionar um toque tropical aos jardins.
A Maranta-charuto é conhecida por suas folhas grandes, com um formato alongado que lembram charutos, daí o motivo do seu nome popular. As folhas são geralmente verdes, com um padrão de listras distintivo que varia de verde a marrom, o que adiciona profundidade e textura visual à planta.
A Maranta-charuto é uma opção de planta versátil e decorativa que pode ser utilizada de variadas formas no paisagismo:
1. Bordaduras
Use a Maranta-charuto como bordadura ao longo de caminhos e áreas de passagem. Suas folhas elegantes e com padrões únicos adicionam textura e beleza ao espaço.
2. Composição com outras plantas
As folhas da Maranta-charuto tendem a crescer se espalhando lateralmente a partir de um ponto central e seus caules na parte inferior ficam expostos. Por isso, combine a Maranta-charuto com outras plantas de menor porte e folhagem variada para criar volumes e texturas interessantes.
3. Vasos
A Maranta-charuto pode ser cultivada em vasos, criando um ponto focal na composição.
Originária das florestas tropicais da América Central e do Sul, a Maranta-charuto é adaptada a ambientes com alta umidade e luz filtrada.
Ela cresce naturalmente no sub-bosque, onde recebe luz indireta e está protegida de luz solar direta intensa.
1. Luminosidade
Para se desenvolver bem, a Maranta-charuto prefere luz indireta a moderada. Em jardins externos, prefira cultivá-la em áreas onde recebe luz filtrada durante a maior parte do dia, pois a exposição solar intensa pode causar queimaduras nas folhas sensíveis. Ela também pode ser cultivada em áreas que batam sol direto na parte da manhã e final da tarde, que são horários de luz solar mais suave.
Em áreas internas, cultive a Maranta-charuto próxima a janelas ou aberturas que proporcionam a entrada da luz filtrada no ambiente.
2. Umidade
Por ser uma planta tropical, a Maranta-charuto gosta de ambiente com alta umidade. Isso é muito importante para o seu crescimento saudável e para a manutenção da aparência vibrante das folhas.
Quando cultivada em jardins externos ou em vasos, sua rega deve ser regular para manter o solo úmido, mas sem encharcá-lo.
Em épocas do ano muito secas, dê uma atenção especial às suas folhas e dê um banho regular nelas.
3. Solo
Se a Maranta-charuto gosta de umidade, consequentemente o solo ideal para ela deve ser rico em matéria orgânica, proporcionando boa capacidade de retenção de umidade e bem drenado, para evitar encharcamento. Para o plantio você pode considerar uma mistura de terra vegetal, perlita e fibra de coco para o desenvolvimento saudável dessa planta.
4. Temperatura
Esta planta tropical prefere temperaturas moderadas durante o dia e não tolera locais muito frios sujeitos à geadas. Evite cultivar a Maranta-charuto a correntes de ar muito fortes ou variações extremas de temperatura, pois isso pode afetar sua saúde.
Ao plantar a Maranta-charuto, garanta um ambiente propício para seu crescimento saudável.
Se for cultivada em vaso, escolha um vaso que seja maior do que o tamanho atual do torrão da planta e que tenha furo de drenagem para evitar o acúmulo de água, o que pode levar ao apodrecimento das raízes. Para cultivo em jardins externos, escolha um local no jardim de acordo com as preferências de luminosidade da Maranta-charuto já citadas anteriormente.
Com as orientações fornecidas neste guia você vai garantir o desenvolvimento saudável e beleza da Maranta-charuto, tanto em ambientes internos quanto externos.
Você cultiva plantas em vasos mas já se perguntou por que suas plantas não crescem e não ficam bonitas?
Se sim, clique no link abaixo e conheça o guia prático que será seu manual de consulta com imagens, dicas práticas e orientações passo a passo para garantir o crescimento saudável de suas plantas!
Cada planta é única e apresenta necessidades específicas. E neste livro acessível e direto ao ponto, você vai aprender as necessidades e fundamentos básicos das plantas.
Você gostou deste post? Compartilhe para ajudar mais pessoas a cultivarem plantas.