A Avenca (Adiantum raddianum) é um tipo de samambaia com folhagem delicada e graciosa. Uma curiosidade sobre as samambaias é que elas fazem parte do primeiro grupo de plantas que ocuparam o ambiente terrestre na evolução do planeta Terra. No processo de transição da água para a terra, as samambaias desenvolveram mecanismos para lidar com a perda de água, possibilitando sua sobrevivência em condições terrestres.
Neste post, você vai aprender as características e como cuidar da Avenca em vasos dentro de casa.
Nome científico: Adiantum raddianum
Nome popular: Avenca
Família: Pteridaceae
Origem: florestas tropicais do Brasil
Altura: 30 a 50cm de altura quando cultivada em vaso
Folhas: folhagem delicada em tom verde claro
Iluminação: sombra ou meia-sombra
Rega: frequente para manter o substrato levemente úmido
Tóxica para pets: Se ingerida em grandes quantidades é tóxica para pets
Este tipo de Avenca é nativa de florestas tropicais do Brasil, sendo uma planta que aprecia umidade e luz filtrada. Não tolera bem ambientes frios com temperaturas abaixo de 10°C por períodos prolongados e correntes fortes de ar.
Suas folhas verdes-claro e em forma de leque são dispostas em finos pecíolos, o que proporciona um visual leve e delicado ao ambiente. Quando cultivada em vasos e condições adequadas, cresce até 40 cm de altura.
A Avenca se reproduz por esporos, que são pontinhos marrons localizados na face inferior das folhas.
Agora que conhecemos um pouco mais sobre as características da Avenca, vamos conhecer as orientações para plantá-la de forma adequada em vaso.
Tamanho do vaso:
A Avenca é uma planta de pequeno porte e com raízes superficiais, por isso não há a necessidade de plantá-la em um vaso grande. Escolha um vaso com tamanho proporcional ao tamanho da muda que você vai cultivar.
Tipo de vaso:
Por ser uma planta que gosta de umidade, prefira cultivar a Avenca em vasos de plástico. A evaporação da água é menor em vasos feitos de materiais não-porosos e isso facilitará a manutenção da umidade.
E certifique-se que o vaso tenha furo para o escoamento do excesso de água.
Montagem do vaso:
Cubra o fundo do vaso com materiais porosos, como argila expandida ou brita. Essa é a camada de drenagem, que é muito importante para o bom desenvolvimento desta planta, pois evita o acúmulo excessivo de água, que pode ser prejudicial para suas raízes.
Para o plantio da Avenca, o mais indicado é utilizar um substrato leve e rico em matéria orgânica. Você pode comprar misturas prontas em lojas de jardinagem ou fazer seu próprio substrato com os seguintes materiais:
Considere uma quantidade de substrato suficiente para acomodar a planta. Transfira o torrão (sem desfazê-lo) e se necessário, complete os espaços vazios com mais substrato.
Para finalizar o plantio, coloque materiais como pedrisco, seixo, argila expandida ou casca de pinus em cima do substrato, o que auxilia a manutenção da umidade e evita a compactação do substrato.
Escolha do local para o vaso:
A Avenca é uma ótima opção de planta para ambientes internos, pois pode ser cultivada tanto em condições de luz indireta brilhante quanto condições de pouca luz. O importante é cultivá-la em ambiente protegido da luz solar direta e de correntes de ar.
Como ela gosta de alta umidade do ar, é uma ótima opção de planta para banheiros, mas também pode ser utilizada para decorar salas, quartos e escritórios. Posicione o vaso com a Avenca na altura ou um pouco abaixo do olhar, para visualizar toda a beleza de suas delicadas folhas.
Neste tópico você vai aprender como cuidar da planta Avenca em vaso, garantindo seu crescimento saudável.
1 – Rega
Para manter o substrato da Avenca levemente úmido, o indicado é que as regas sejam mais frequentes. Mas regue com cautela para não exagerar na quantidade de água e deixar o substrato encharcado.
A umidade do ar é crucial para sua saúde, então considere pulverizar água em suas folhas ou usar um umidificador próximo à planta.
2 – Adubação
Quando cultivada em vaso, a Avenca demanda adubação constante para se manter vigorosa. Adube a cada 3 meses (exceto no inverno) com adubo balanceado em nutrientes.
Prefira adubos orgânicos, como húmus de minhoca ou bokashi, pois além de fornecer os nutrientes necessários, eles auxiliam na retenção de umidade que esta planta tanto gosta.
3 – Poda e manutenção
Para manter sua Avenca frondosa e bonita, remova folhas e galhos secos ou danificados regularmente.
Também verifique a presença de pragas como ácaros e cochonilhas. Caso surja algum problema, trate de imediato com algum inseticida natural para não prejudicar o desenvolvimento da planta.
Lembre-se sempre de observar os sinais da sua planta e se necessário, adaptar os cuidados fornecidos.
Plantas cultivadas em vasos demandam cuidados diferentes de plantas cultivadas em jardim, pois elas estão num ambiente limitado e diferente de seu habitat natural.
Clique no link abaixo e conheça o curso de jardinagem online, onde você terá acesso a conteúdo em vídeo em 40 aulas dinâmicas para aprender as principais técnicas e particularidades e se qualificar nesse tipo de cultivo de plantas.
O curso foi pensado tanto para amantes da natureza entusiasmados em aprender mais, quanto para profissionais da área que desejam expandir suas habilidades em jardinagem.
Se você gostou das dicas de como cuidar da Avenca em vaso, compartilhe este post para incentivar mais pessoas a desfrutarem da beleza única desta planta.