Conhecida pelos nomes populares Manacá-da-serra ou manacá-da-serra-anão, a Tibouchina mutabilis ´Nana´ é uma árvore nativa da Mata Atlântica do Brasil. O cultivo de espécies nativas brasileiras é uma ótima escolha, pois devido à sua adaptação natural demandam pouca manutenção, favorece a conservação da biodiversidade local e mantém ecossistemas locais, pois são atrativas para a fauna local.
Conhecida por suas lindas flores e folhagem distinta, ela é uma excelente opção para quem deseja cultivar uma árvore em vaso para decorar espaços pequenos, como salas e varandas.
Neste post, exploraremos as características do Manacá-da-serra, como cultivá-lo em vaso e dicas essenciais de cuidados para garantir seu desenvolvimento saudável.
Nome científico: Tibouchina mutabilis ´Nana´
Nome popular: Manacá-da-serra, manacá-da-serra-anão
Família: Melastomataceae
Origem: Brasil
Porte: Considerada de pequeno porte, quando cultivada em vaso, o Manacá-da-serra pode atingir de 2 a 4 metros de altura, dependendo das condições de cultivo. É uma árvore de crescimento moderado, que responde bem aos cuidados adequados e pode ser moldada através de podas para manter sua copa arredondada.
Folhas: As folhas são verde-escuras, simples, ovaladas a lanceoladas e possuem uma textura ligeiramente peluda na superfície.
Flores: O Manacá-da-serra apresenta florescimento vistoso, com flores em tons de branco, lilás e roxo, formadas geralmente nos meses de inverno. As flores são grandes e vistosas, formando cachos que atraem borboletas e outros polinizadores.
Iluminação: Sol pleno
Rega: Regular
Tóxica para pets: Se ingerida em grandes quantidades é tóxica para pets
Por ser nativa da Mata Atlântica do Brasil, o Manacá-da-serra gosta de climas tropicais e subtropicais, com temperaturas amenas a quentes, sendo sensível a geadas. Se adapta a diferentes tipos de solo, mas se desenvolve melhor em solos ricos em matéria orgânica.
Para cultivar plantas em vasos, é muito importante conhecer o sistema radicular para escolher o vaso mais adequado. O Manacá-da-serra apresenta sistema radicular pivotante, que significa que ela tem uma raiz principal de onde saem as raízes secundárias. Por isso, escolha um vaso profundo para plantá-lo, com altura mínima de 40cm para permitir um bom desenvolvimento das raízes.
Garanta que o vaso tenha furo para possibilitar a drenagem, evitando o acúmulo excessivo de água.
O Manacá-da-serra gosta de ser cultivado a pleno sol. Para colocar o vaso, escolha um ambiente que receba bastante luz solar direta (mínimo de 4 a 6 horas por dia) para garantir o florescimento vigoroso dessa planta.
Além disso, leve em consideração o porte da planta e escolha um ambiente com espaço suficiente para crescer sem obstáculos.
Considere um substrato drenável e rico em matéria orgânica para garantir o crescimento saudável do Manacá-da-serra. Aposte na mistura de partes iguais de terra vegetal, areia e matéria orgânica (como húmus de minhoca) para proporcionar uma boa aeração e retenção de umidade adequada.
O Manacá-da-serra prefere substrato úmido, mas não encharcado. Para isso, mantenha suas regas regulares, aguardando que o substrato da superfície seque por completo para regar novamente. Em períodos mais quentes e secos, a frequência de rega pode aumentar.
Para garantir o bom desenvolvimento e florescimento do Manacá-da-serra, adube uma vez por mês durante a primavera e o verão com adubo balanceado em nutrientes, como húmus de minhoca ou chorume de composteira. Evite a adubação no inverno pois a planta pode estar em dormência e o excesso de nutrientes pode prejudicar sua saúde.
O Manacá-da-serra admite podas para controlar seu tamanho e estimular seu crescimento saudável. Remova folhas secas e flores murchas para evitar o surgimento de fungos.
Observe regularmente as folhas e flores em busca de sinais de pragas ou doenças. Se encontrar algum problema, trate prontamente com defensivos naturais, como o óleo de Neem.
O Manacá-da-serra é uma planta de beleza singular por conta de suas flores. Experimente cultivá-la e siga essas dicas para você transformar seu espaço em um oásis de beleza e tranquilidade.
Para fazer muda de Manacá-da-serra, escolha um galho saudável da planta-mãe. Identifique as gemas e faça um corte na diagonal entre as gemas. Posteriormente, corte todas as folhas do galho retirado. Isso faz com que a planta priorize energia na produção de novas raízes e novos brotos. Lembre-se sempre de utilizar uma tesoura de poda limpa e afiada para realizar os cortes.
Prepare em um vaso um substrato com partes iguais de terra vegetal e areia grossa lavada. Introduza o galho neste substrato e mantenha em local bem iluminado, mas protegido do sol e do vento. Regue com frequência para manter o substrato sempre úmido.
Em aproximadamente 3 semanas o galho começa a se enraizar. Mantenha os cuidados e observe o surgimento de novos brotos e folhas. Quando o galho estiver com algumas folhas bem formadas, é momento de transplantar a muda para um vaso maior com o substrato adequado para o Manacá-da-serra.
Plantas cultivadas em vasos demandam cuidados diferentes de plantas cultivadas em jardim, pois elas estão num ambiente limitado e diferente de seu habitat natural.
Clique no link abaixo e conheça o curso de jardinagem online, onde você terá acesso a conteúdo em vídeo em 40 aulas dinâmicas para aprender as principais técnicas e particularidades e se qualificar nesse tipo de cultivo de plantas.
O curso foi pensado tanto para amantes da natureza entusiasmados em aprender mais, quanto para profissionais da área que desejam expandir suas habilidades em jardinagem.
Se você gostou das dicas de como cuidar do Manacá da serra, compartilhe este post para ajudar mais pessoas a cuidar desta linda planta.