O Agapanto (Agapanthus africanus) é uma planta ornamental nativa da África do Sul, que encanta pela sua elegância e floração exuberante. Com flores em tons de azul e branco e folhas verde-escuro, ela é ideal para quem busca por uma planta resistente e de fácil manutenção.
É uma planta perene, o que significa que pode viver por muitos anos e florescer novamente em várias estações. Se adapta a diferentes climas, mas se desenvolve melhor em locais com climas amenos ou quentes.
Nome científico: Agapanthus africanus
Nome popular: Agapanto
Família: Amaryllidaceae
Origem: África do sul
Altura: 40 a 80cm de altura quando cultivado em vaso
Folhas: Folhas suculentas com aspecto de lâmina
Flores: Flores em tons de azul e branco, que saem de uma haste central, formadas na primavera e no verão
Iluminação: Sol pleno e meia sombra
Rega: Regular
Tóxica para pets: Se ingerida em grandes quantidades é tóxica para pets
Quando cultivado em vaso, o Agapanto necessita de um ambiente adequado para seu desenvolvimento saudável. É essencial garantir que a planta tenha um espaço adequado para o crescimento de suas raízes, um substrato rico em matéria orgânica e com boa drenagem. Além disso, o Agapanto precisa de receber sol direto por pelo menos 4 horas por dia para uma floração abundante.
Tamanho do vaso:
O Agapanto é uma herbácea rizomatosa, ou seja, suas raízes se desenvolvem a partir de um rizoma subterrâneo ou parcialmente subterrâneo. Por essa característica, o indicado é escolher um vaso com largura e profundidade suficientes para acomodar o rizoma e suas raízes.
Ao longo do tempo, de acordo com seu desenvolvimento, o rizoma pode ficar muito exposto na superfície do substrato e será necessário o replantio. Isso ajuda a proporcionar mais espaço para as raízes e melhora a absorção de nutrientes. O replantio também é uma oportunidade de fazer mudas do Agapanto a partir dos rizomas.
Tipo de vaso:
Um vaso com boa drenagem é essencial para o bom desenvolvimento do Agapanto. Levando isso em consideração, utilize um vaso com furo, evitando o acúmulo excessivo de água das regas.
Em relação ao material, escolha um vaso que combine com o estilo da sua decoração. Mas leve em consideração que vasos feitos de materiais porosos, como barro, permitem uma maior evaporação da água do substrato. Isso ajuda a evitar o acúmulo excessivo de água, mas também exige uma maior frequência de rega, especialmente em regiões de clima muito seco.
Montagem do vaso:
O Agapanto gosta de ser cultivado em substrato rico em matéria orgânica e drenável, para evitar o acúmulo de água.
Para proporcionar uma boa drenagem, considere no fundo do vaso uma generosa camada com materiais porosos, como argila expandida ou brita.
Para o plantio, o mais indicado é utilizar um substrato arejado e rico em matéria orgânica. Você pode comprar misturas prontas em lojas de jardinagem ou fazer seu próprio substrato com os seguintes materiais:
Considere uma quantidade de substrato suficiente para acomodar a planta. Transfira o torrão (sem desfazê-lo) e se necessário, complete os espaços vazios com mais substrato.
Para finalizar o plantio, coloque materiais como pedrisco, seixo, argila expandida ou casca de pinus em cima do substrato, o que auxilia na manutenção da umidade e evita a compactação do substrato.
❀ Clique no vídeo e aprenda como montar um vaso para cultivo de plantas
Escolha do local para o vaso:
Para florescer em abundância, o Agapanto necessita de exposição solar direta de pelo menos 4 horas por dia, sendo uma ótima opção de planta para ser cultivada em varandas e terraços ensolarados.
Se cultivado em ambiente bem iluminado, mas sem sol direto, ele pode florescer menos. Em áreas internas, uma boa alternativa é cultivá-lo próximo à janelas ou portas que possibilitem a entrada de luz natural.
Mesmo sendo uma planta resistente e de fácil manutenção, o Agapanto necessita de alguns cuidados básicos para se desenvolver bem e proporcionar uma floração exuberante:
1 – Rega
A palavra-chave para a rega do Agapanto é equilíbrio. O indicado é esperar o substrato secar entre as regas, pois ele não gosta de umidade em excesso, o que pode apodrecer suas raízes. Uma dica para te ajudar na rega é fazer o “teste do dedo”. Introduza seu dedo no substrato até onde for possível (4 a 5cm): se ele sair muito sujo, significa que o substrato ainda está úmido, portanto você pode aguardar alguns dias para regar. Se seu dedo sair limpo, demonstra que o substrato está seco e é o momento de regar seu Agapanto.
Uma vantagem do Agapanto é que ele tolera curtos períodos de seca, sendo uma ótima opção de planta para quem se ausenta frequentemente de casa.
2 – Adubação
A adubação do Agapanto cultivado em vaso é muito importante para fornecer os nutrientes necessários para a saúde da planta e estimular sua floração.
Considere adubar seu Agapanto a cada 3 meses, evitando a adubação no inverno, pois a planta entra em período de dormência. Você pode utilizar adubos químicos (NPK), com formulação para plantas com flores, ou adubos orgânicos. Esses últimos possuem a vantagem de além do fornecimento dos nutrientes, também melhoram a estrutura física do substrato, o que auxilia na retenção de umidade e no crescimento das raízes.
3 – Poda e manutenção
O Agapanto não precisa de podas drásticas para florescer, como algumas outras espécies de plantas com flores, como a Hortênsia. O indicado é fazer apenas a poda de limpeza para retirada de folhas secas e cortar as hastes das flores quando secas, para manter um aspecto bonito da planta.
E mesmo sendo uma planta resistente, o Agapanto pode apresentar alguns problemas, especialmente quando cultivado em vasos. Veja os mais comuns e como resolvê-los:
❀ Clique no vídeo e aprenda como acabar com as cochonilhas com inseticida caseiro
A forma mais simples de fazer muda de Agapanto é dividindo as touceiras. Para realizar a divisão, retire o Agapanto do substrato com cuidado, preservando as raízes ao máximo. Em seguida, com uma faca limpa e afiada ou mesmo com as mãos, separe as touceiras em partes menores, garantindo que cada uma contenha rizomas saudáveis e bem formados.
Para o desenvolvimento das raízes dessas partes menores, plante-as em um substrato mais leve, com partes iguais de terra vegetal e areia grossa lavada. Mantenha em local bem iluminado, mas protegido do sol e do vento, e regue com frequência para manter o substrato sempre úmido. Aproximadamente em 3 semanas as raízes estarão mais desenvolvidas e você pode transplantar a muda para um vaso maior com o substrato adequado para o Agapanto.
Plantas cultivadas em vasos demandam cuidados diferentes de plantas cultivadas em jardim, pois elas estão num ambiente limitado e diferente de seu habitat natural.
Clique no link abaixo e conheça o curso de jardinagem online, onde você terá acesso a conteúdo em vídeo em 40 aulas dinâmicas para aprender as principais técnicas e particularidades e se qualificar nesse tipo de cultivo de plantas.
O curso foi pensado tanto para amantes da natureza entusiasmados em aprender mais, quanto para profissionais da área que desejam expandir suas habilidades em jardinagem.
Se você gostou das dicas de como cuidar de Agapanto, compartilhe este post para ajudar mais pessoas a cuidar dessa linda planta.