Plantas de sombra total são ótimas opções para decorar ambientes fechados que não batem sol direto e são pouco iluminados.
Uma dica para escolher plantas que não precisam de sol para se desenvolver, é pesquisar seu habitat natural. Geralmente essas plantas de sombra se desenvolvem em sub-bosques das florestas tropicais, que são conhecidas por sua baixa luminosidade por conta das densas copas das árvores, sua alta umidade do ar e solo rico em matéria orgânica.
Segue lista com 13 plantas de sombra total que prosperam em ambientes fechados sem sol direto.
1. Jibóia – Epipremnum aureum
A Jibóia é uma planta versátil e que demanda pouca manutenção, o que a torna popular na decoração de interiores. É uma planta que tem a capacidade de adaptação a diferentes condições de luz e se desenvolve bem em locais com pouca luz natural.
Devido ao seu crescimento pendente e suas longas hastes, pode ser cultivada em vasos suspensos para criar um efeito de cortina verde.
2. Samambaia americana – Nephrolepis exaltata
Na natureza, a Samambaia se desenvolve em áreas sombreadas e próximas à água doce. Isso a torna ideal para cultivo dentro de casa, em ambientes com pouca luz natural e protegida de correntes de vento.
Também é interessante cultivá-la em vasos suspensos, para suas delicadas folhas proporcionarem uma cascata verde natural.
3. Cipó uva – Cissus rhombifolia
Com suas folhas que lembram folhas de uva, o Cipó uva é uma planta de sombra pendente que fica com os ramos bem cheios quando cultivada em ambientes com luz filtrada.
Experimente cultivá-la em prateleiras ou estantes para adicionar toque natural ao ambiente, sem ocupar espaço no chão.
4. Singônio – Syngonium podophyllum
O Singônio é uma planta versátil que prospera em locais com muita ou pouca luz natural, podendo ser cultivada em salas bem iluminadas ou até cantos mais escuros. Sua folhagem verde-clara pode crescer como trepadeira, quando guiada por um tutor ou desenvolver caules longos e pendentes.
5. Antúrio – Anthurium andraeanum
O Antúrio é uma planta que não precisa de sol para florescer. Suas lindas flores de variadas cores, sendo a vermelha a cor mais comum, adicionam cor e elegância aos ambientes internos bem iluminados.
6. Zamioculca – Zamioculcas zamiifolia
Com suas folhas brilhantes, a Zamioculca é perfeita para ser cultivada em locais sem sol. Suas raízes são rizomas que armazenam água, o que também a torna ideal para quem busca por plantas que não precisam de muita água para se desenvolver de forma saudável.
7. Lírio da paz – Spathiphyllum wallisii
O Lírio da Paz é uma planta de sombra de interior muito popular, conhecida por sua capacidade de filtrar o ar e florescer em ambientes com luz difusa. Pode até ser cultivado em locais com pouca luz natural, como banheiros ou corredores sem aberturas (janelas, portas, etc) para entrada de iluminação natural.
8. Avenca – Adiantum raddianum
Com suas folhas pequenas e delicadas, a Avenca gosta de locais sombreados e úmidos, sendo uma ótima opção de planta para ser cultivada dentro de casa. Como ela gosta de bastante umidade, mantenha a Avenca longe de correntes de vento e seu substrato sempre úmido.
9. Costela de adão – Monstera deliciosa
Uma das plantas mais populares na decoração atual, a Costela de adão se desenvolve melhor em locais sombreados, sem sol batendo diretamente em suas folhas.
Mantenha seu substrato úmido, mas sem encharcá-lo para evitar o ressecamento das pontas das folhas.
10. Guaimbê – Philodendron bipinnatifidum
O Guaimbê é uma planta tropical versátil que pode ser cultivada em variadas situações de luz, incluindo ambientes fechados sem sol direto.
Apresenta folhagem exuberante e pode ser utilizada como destaque em vasos no chão ou integrada a arranjos com outras espécies tropicais, criando texturas e volumes interessantes para a decoração.
11. Pacová – Philodendron martianum
O Pacová é uma planta tropical nativa do Brasil que prefere ser cultivada em ambientes com luz difusa para manter suas folhas brilhantes.
Por suas formas escultóricas, merece ser utilizada como destaque em vasos em salas ou varandas.
12. Raphis – Rhapis excelsa
Com suas folhas em forma de leque, a Raphis é uma planta elegante e resistente muito cultivada em ambientes internos.
Quando plantada em vaso, normalmente seu tronco fino fica sem folhas, por isso considere montar uma composição de vasos com a Raphis e outras plantas menores para preencher esse vazio.
13. Palmeira leque – Licuala grandis
A Palmeira leque é uma planta que chama a atenção pela beleza de suas folhas plissadas. Gosta de ser cultivada em locais protegidos do sol direto, o qual pode queimar suas folhas.
Suas folhas podem crescer até 1 metro de diâmetro, então utilize-a como destaque em salas espaçosas, halls de entrada ou áreas de estar.
Para escolher as melhores opções de plantas de sombra total para seu ambiente sem sol, além da luminosidade considere fatores como clima e disponibilidade de tempo para cuidar das plantas. Dessa forma você consegue criar e manter um oásis verde e saudável dentro de casa, aproveitando todos os benefícios.
Plantas cultivadas em vasos demandam cuidados diferentes de plantas cultivadas em jardim, pois elas estão num ambiente limitado e diferente de seu habitat natural.
Clique no link abaixo e conheça o curso de jardinagem online, onde você terá acesso a conteúdo em vídeo em 40 aulas dinâmicas para aprender as principais técnicas e particularidades e se qualificar nesse tipo de cultivo de plantas.
O curso foi pensado tanto para amantes da natureza entusiasmados em aprender mais, quanto para profissionais da área que desejam expandir suas habilidades em jardinagem.
Você gostou das opções e dicas de plantas de sombra total? Se sim, compartilhe este post para outras pessoas conseguirem colocar a natureza dentro de casa.