Você está buscando plantas resistentes para cultivar em ambientes com bastante sol?
Escolher plantas adequadas que possam prosperar sob o sol é essencial para garantir que seu jardim se mantenha sempre bonito e saudável. Seguem algumas dicas valiosas para selecionar as plantas adequadas e 11 sugestões de espécies resistentes ao sol para vasos.
Analise a intensidade solar: Avalie quanta luz solar direta seu ambiente recebe ao longo do dia. Isso ajuda a escolher plantas que correspondam às necessidades de luz.
Clima e correntes de vento: Considere o clima local e a existência de correntes de vento.
Manutenção: Plantas expostas à luz solar direta podem precisar de regas mais frequentes. Certifique-se de que os vasos tenham furos de drenagem para evitar o acúmulo de água, o que pode prejudicar as raízes das plantas.
Tamanho do vaso: Escolha vasos adequados ao porte das plantas quando adultas, permitindo espaço para crescimento saudável.
Com essas dicas você poderá escolher as plantas mais adequadas e transformar seu ambiente em um lindo refúgio verde. Confira abaixo 11 sugestões de espécies de plantas resistentes ao sol que podem ser cultivadas em vasos.
1. Espada de São Jorge – Sansevieria trifasciata
A Espada de São Jorge é uma planta com significado de proteção que deixa qualquer ambiente mais bonito. É resistente e pode tolerar períodos de seca, sendo ideal para quem tem pouca experiência em cuidar de plantas.
Suas folhas longas e suculentas conseguem armazenar água e por isso a rega pode ser mais espaçada, esperando seu substrato secar por completo.
2. Lança de São Jorge – Sansevieria cylindrica
Do mesmo gênero da planta anterior, a Lança de São Jorge é uma espécie também resistente ao cultivo em luz solar intensa e demanda pouca rega.
Suas folhas são cilíndricas e eretas, crescendo verticalmente a partir de um ponto central.
3. Pata de elefante – Beaucarnea recurvata
A Pata de elefante é uma planta escultórica com seu caule robusto e folhas finas no topo.
É resistente e pode sobreviver a períodos de seca moderada, tornando-se uma excelente escolha para jardineiros que procuram uma planta de baixa manutenção.
4. Agave-dragão – Agave attenuata
A Agave-dragão tem um visual exuberante graças à suas folhas suculentas e com tom verde-acinzentado.
Demanda pouca rega e prefere o substrato bem drenado para evitar o apodrecimento das raízes, especialmente em regiões com chuvas frequentes.
5. Ave-do-paraíso – Strelitzia reginae
É uma planta tropical que se destaca pelas lindas flores em tons de laranja e azul que se assemelham ao formato de uma ave, o que lhe rendeu o nome popular Ave-do-paraíso.
Sua rega pode ser em intervalos menores, mantendo seu substrato úmido mas sem encharcá-lo. E para seu desenvolvimento saudável adube periodicamente com adubo rico em matéria orgânica, como o húmus de minhoca.
6. Gerânio – Pelargonium hortorum
O Gerânio é uma planta ornamental versátil e colorida, ideal para quem busca flores vibrantes e folhagem atrativa em vasos.
Suas flores possuem uma variedade de cores vibrantes, incluindo tons de vermelho, rosa e roxo, e são atraentes para polinizadores como abelhas e borboletas.
Requer rega regular durante períodos secos para manter o solo ligeiramente úmido, mas não encharcado.
7. Clúsia – Clusia fluminensis
A Clúsia é uma planta arbustiva que apresenta folhas ovaladas e brilhantes.
É resistente e adapta-se bem a uma variedade de condições do substrato, desde que seja bem drenado. Tolera períodos de seca moderada, mas se desenvolve melhor com regas regulares sem encharcar o substrato.
8. Primavera – Bougainvillea glabra
A Primavera é uma planta trepadeira ou arbustiva exuberante e resistente, conhecida por suas brácteas coloridas que podem ser de cores vibrantes como rosa, vermelho, laranja, roxo, amarelo ou branco. É uma escolha ideal para climas quentes onde pode florescer abundantemente durante grande parte do ano.
É uma planta de baixa manutenção e tolerante à seca, mas beneficia-se de regas regulares durante o período de crescimento ativo.
9. Cróton – Codiaeum variegatum
O Cróton é uma planta arbustiva tropical e prefere ser cultivado em luz solar intensa para promover folhagem vibrante e colorida.
É uma planta que aprecia umidade e calor e regas regulares para manter o substrato ligeiramente úmido, mas não encharcado.
10. Lambari roxo – Tradescantia zebrina
O Lambari roxo é apreciado por suas folhas alongadas e coloridas, tornando-se uma escolha popular para cultivo como planta em jardins suspensos. A parte inferior das folhas é de um tom de roxo intenso, o que cria um belo contraste com o verde superior.
É uma planta que demanda baixa manutenção e gosta de seu substrato levemente úmido, por isso suas regas podem ser regulares.
11. Dinheiro em penca – Callisia repens
Com sua folhagem decorativa e de fácil cuidado, o Dinheiro em penca é uma planta de propagação rápida e crescimento pendente e por isso é uma escolha popular para ser cultivada em vasos suspensos.
É uma planta tolerante à seca moderada, mas para se desenvolver com saúde e vigor, prefere regas regulares para manter o substrato levemente úmido.
Plantas cultivadas em vasos demandam cuidados diferentes de plantas cultivadas em jardim, pois elas estão num ambiente limitado e diferente de seu habitat natural.
Clique no link abaixo e conheça o curso de jardinagem online, onde você terá acesso a conteúdo em vídeo em 40 aulas dinâmicas para aprender as principais técnicas e particularidades e se qualificar nesse tipo de cultivo de plantas.
O curso foi pensado tanto para amantes da natureza entusiasmados em aprender mais, quanto para profissionais da área que desejam expandir suas habilidades em jardinagem.
E se você gostou das dicas e sugestões de plantas, compartilhe este post para ajudar mais pessoas a cultivarem lindas plantas em casa.